Publicidade
CURSOS ON LINE
CERTIFICADO DIGITAL

Notícias

<< Voltar

CAPACITAR

ACIC – ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRASARIAL DE COLORADO PARTICIPA DO PROGRAMA CAPACITAR

Entre os dias 12 a 14 de agosto, presidentes, executivos e consultores do Programa Capacitar Paraná estarão reunidos para o 1º Encontro de Benchmarking do programa



Sobre o programa:
O Capacitar é um programa de excelência em gestão que está sendo implantado sistematicamente nas Associações Comerciais do Paraná com o objetivo de estruturar e fortalecer essas entidades para que elas tenham ainda mais representatividade e força em suas regiões. A metodologia do Capacitar é implantada em etapas e todo o trabalho é coordenado pelos consultores regionais da Faciap - Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná. A primeira fase dos trabalhos consiste no diagnóstico da entidade, identificando potencialidades e dificuldades. A etapa seguinte é a elaboração de planejamento estratégico e financeiro da ACE.

Este programa causa um grande impacto na Associação, pois o planejamento estratégico e financeiro resultam em um conjunto de instrumentos gerenciais para que essas entidades possam ter maior controle de seus serviços, oferecendo um atendimento ainda mais eficaz para os empresários de suas cidades. O Capacitar é um programa de referência. Foi eleito em 2007 o melhor programa de cooperação entre entidades empresariais pelo World Chambers Congress.

Entre os dias 12 a 14 de Agosto, o Presidente da ACIC - Valdir Xavier Fonseca, o Executivo Edmar Melquíades Borges Ribeiro e o consultor Domingos Alberto Bezerra Junior, estarão reunidos em Guarapuava com mais 29 Associações Comerciais do Paraná para o 1º Encontro de Benchmarking do Programa Capacitar.

Os trabalhos começam na noite de quinta-feira, 12, com a apresentação das ações e resultados desta fase do programa. E todos os participantes estão convidados para participar da Palestra Magna com o Professor Marcos Kniess com o tema: “É preciso mudar”.

Na sexta-feira, 13, acontecem oficinas simultâneas. Quem conduz a oficina para os presidentes de Associação Comercial é Reyes Marinho que aborda algumas temáticas como: líder democrático, parcerias associativistas e políticas, democracia associativa e estratégias associativas e sustentabilidade. Paulo Cesar Ferreira vai trabalhar com os executivos na avaliação da implantação do Capacitar, no planejamento estratégico da entidade, e destacar os casos de sucesso. A oficina dos consultores será mediada por Andreas Döhle que vai trabalhar com técnicas avançadas de moderação, perfil e postura dos consultores, e também com consultoria grupal.

As oficinas de sábado, 14, acontecem pela manhã. Os presidentes vão trabalhar com a temática da governança e gestão participativa, enquanto os consultores vão exercitar os instrumentos e as formas do planejamento participativo. Nesse período, os executivos participam do benchmarking entre ACEs onde expõem os resultados da prestação de serviços, cultura associativista e gestão dos associados e também falam sobre o desenvolvimento local. No período da tarde acontece a oficina conjunta de benchmarking “Melhores práticas das ACEs” com a presença de presidentes, executivos e consultores.


<< Voltar
Sophus Tecnologia